Uso e preservação da água
Ocupando mais da metade da superfície e da parte subterrânea do planeta, a água é um bem necessário à vida dos seres vivos. No entanto, dessa imensidão menos de 1% é própria para o consumo, aplicada nas mais diversas atividades humanas desde sua alimentação ao lazer. Com desenvolvimento de modos de produção, urbanização, industrialização entre outros, a falta de cuidados com esse bem precioso é quase inevitável. Mediante o capitalismo, se esquece às prioridades básicas, de gerações presentes e futuras, a conscientização é deixada de lado não por opção, mas, por obrigação do lucro e do desenvolvimento desenfreado.
Um dos maiores causadores da poluição das águas, sem dúvida nenhuma é a agricultura. Os modos de produção que outrora eram de subsistência se moldou e acarretou problemas que hoje tenta-se resolver por meios de maneiras alternativas e em conjunto com o meio ambiente. Com os fertilizantes utilizados para o cultivo, degradação de matas com áreas de nascentes, isso e outras coisas que se faz uso para o aperfeiçoamento e melhora de modos produtivos, acabam com a qualidade das águas. A população ao longo dos anos cresceu, e com isso cresceu também as áreas de cultivo voltadas para alimentação e para suprir até mesmo os supérfluos da sociedade moderna. Mediante esse crescimento acelerado, a demanda aumenta e conseqüentemente a degradação também. Atendendo à necessidade de mais alimentos, além de responder à demanda econômica por produtos agrícolas de maior valor. Uma pessoa adulta precisa cerca de 4 de litros de água por dia para beber, mas para produzir seu alimento diário são necessários por volta de 2 a 5 mil litros. No mundo a maior parte dos recursos hídricos são destinados à irrigação, após vem a indústria e por último o abastecimento populacional. No transporte aquático há também um certo grau de contaminação das águas tanto doce quanto salgadas. Além da agricultura, atividades como a industrialização, esgotamento sanitário, e até mesmo o mau uso que damos em nossas casas, tem contribuído assiduamente para a poluição.
Levando em consideração esses problemas, a conscientização se faz necessária. Desde métodos simples que podemos aplicar no nosso dia-a-dia, aos modos de consumo sustentável utilizando os recursos de maneira que não comprometa o meio ambiente e a sobrevivência de gerações futuras. Pensando-se nas diversas formas de reaproveitamento, preservação e utilidade da água, o dia mundial da água, foi instituído pela ONU no ano de 1992, juntamente com um documento que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água. Mesmo sendo um bem que tem um ciclo de renovação, o mesmo passa a ser limitado na medida em que não se é feito uso de maneira correta e consciente. Assim sendo, acabará ou diminuirá fazendo com que a visão de ideologias no mundo se modifique. Com essas alterações na natureza e na sociedade os conflitos e disputas serão a única saída para a sobrevivência. Boa parte dos países enfrenta problemas de abastecimento, até mesmo no Brasil que possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, a exemplo de São Paulo, que convive com o racionamento ou até mesmo com a falta de água. Países com suprimento de água, deve cuidar dessas reservas e combater também o desperdício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário